quinta-feira, 27 de agosto de 2015

População poderá receber o “novo” Viaduto do Baldo como presente de Natal de 2015





A Prefeitura do Natal dará inicio nos próximos dias à última etapa de recuperação do Viaduto do Baldo. Nesta fase, serão substituídos os aparelhos de apoio que dão sustentação à estrutura do equipamento (40 placas de neoprene). Além disso, serão trocadas também todas as juntas de dilatação. Para completar a total revitalização do viaduto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) fará o recapeamento asfáltico de toda a via. A licitação para a realização desses serviços foi finalizada na última semana e a empresa BMB será a responsável pela obra, que custará R$ 1,2 milhões de reais. A estimativa é de que o Viaduto do Baldo seja liberado para uso da população no mês de dezembro.

O titular da Semov, Tomaz Neto, fez um breve histórico do trabalho desenvolvido pela Prefeitura para recuperar o Viaduto. Ele lembrou que a atual gestão está fazendo um enorme esforço, inclusive financeiro, para devolver o espaço totalmente recuperado. E esse esforço vem dando resultados, acrescentou o secretário. Ele se refere à conclusão das primeiras etapas da obra. A primeira fase consistiu na revitalização do canal que passa por baixo do viaduto com a instalação de uma nova laje sobre a existente, apoiada sobre estacas. Na sequência, foram feitas a recuperação da estrutura e da superestrutura do local (vigas, pilares e guarda-corpos), com limpeza da ferragem oxidada com jateamento hidráulico, jateamento de ar, pintura antioxidante e por último a aplicação do concreto jateado. Esses serviços foram realizados em toda a extensão do viaduto, onde existiam patologias (concreto desagregado e ferragens aparentes). Esses serviços terminaram no último dia 27 de julho.

Passado esse momento da obra, o engenheiro projetista da obra, Hugo Mota, aconselhou a Semov a fazer a substituição dos aparelhos de apoio. Quando esse serviço é feito, é obrigatoriamente necessário realizar a troca das juntas de dilatação. Foi preciso abrir um novo processo licitatório, encerrado nesta semana. A empresa vencedora, agora, vai realizar o depósito da caução no valor de 5% da obra, uma formalidade contratual, que também é uma garantia da execução dos trabalhos. Esse trâmite será finalizado até o fim desta semana e, quando essa formalidade for vencida, a ordem de serviço para execução da parte final da obra será expedida.

Tomaz Neto reforça a atuação da Prefeitura no Viaduto do Baldo e lamentou a solicitação do Ministério Público Estadual, que pediu o bloqueio de recursos da Conta Única do Município, alegando que nenhuma melhoria foi feita. “Nenhum documento oficial do MPRN solicitando informações sobre o andamento das obras no viaduto chegou até esta quarta (26) à Secretaria. Cumprimos tudo o que foi acordado e a última fase da obra começará nos próximos 15 dias. A Prefeitura está respeitando todos os trâmites burocráticos necessários”, enfatizou.

Um novo projeto paisagístico de ajardinamento e iluminação para o Viaduto do Baldo também está sendo preparado. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) vai investir R$ 140 mil na execução dos serviços. Um teste com o novo projeto de iluminação foi realizado, mas não durou 24 horas. Vândalos roubaram toda a fiação. A Semsur vai repor todo o material, assim que a Semov terminar os trabalhos sob a sua responsabilidade.






Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário