terça-feira, 5 de maio de 2015

Departamento de Morfologia da UFRN incentiva doação de corpos para estudo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Departamento de Morfologia (DMOR) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) habilita todos os anos vários futuros profissionais na área de saúde na disciplina de Anatomia Humana. Embora haja bastante tecnologia envolvida nos processos de aprendizagem, a utilização de cadáveres para efeitos didáticos é imprescindível. No entanto, o material humano para estudo está cada vez mais raro, pois não existem muitas pessoas interessadas em fazer a doação dos seus corpos após o falecimento.
Em 2013, a lista de possíveis doadores era de 68 pessoas. Esse número não satisfaz as necessidades dos mais de 1.600 estudantes, que, muitas vezes, precisam fazer revezamento para observar os procedimentos de dissecação. O Programa de Doação Voluntária para Estudos Anatômicos da UFRN incentiva as doações de corpos no do estado do Rio Grande do Norte e enfatiza que todos os cadáveres são tratados com muito zelo, pois são parte fundamental do aprendizado em Anatomia.
A doação do corpo para o DMOR não impede que os órgãos e tecidos sejam destinados a transplantes. Para se cadastrar no programa, o interessado deve se dirigir ao departamento e assinar os documentos exigidos pelo procedimento, registrando-os em cartório. Familiares ou representantes legais também podem fazer a doação caso a pessoa não tenha se inscrito. Após a utilização dos corpos, o sepultamento pode ser feito tanto pela família como pela própria universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário