quarta-feira, 22 de abril de 2015

CASA DA CRIANÇA DEPENDE DE DOAÇÕES

Escola-Padre-Joao-Maria---Doacao-de-alimentos-HD---(17)


“Se não fosse a ajuda que recebemos da comunidade, já teríamos fechado a escola”. Vivendo de doações financeiras e mantimentos alimentares, a escola Ambulatório Padre João Maria – Casa da Criança, dirigida pela Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, vem amargando os efeitos da ausência de um convênio com a Prefeitura do Natal desde 2013. Os repasses oriundos do convênio serviam para custear a alimentação dos estudantes e os gastos com serviços administrativos.
Graças a uma ajuda de um grupo de jovens, a dispensa da escola está com comida suficiente para os próximos quatro meses. “É assim que vamos sobrevivendo. De ajuda em ajuda, nós conseguimos nos manter em funcionamento. Não é nada fácil administrar uma escola com o caixa zerado”, explicou a Irmã Benedita, responsável pela administração da Casa da Criança.
A doação do grupo de jovens foi mobilizada durante um Encontro de Jovens com Cristo (EJAC) e ajudou a lotar a dispensa, garantindo as merendas e refeições feitas diariamente por 193 crianças. Os alunos da escola são de famílias carentes e muitos dependem da alimentação que é oferecida pela instituição.
“Os pais dos alunos e a comunidade de Morro Branco nos ajudam demais em tudo o que fazemos para arrecadar dinheiro, alimentos e material de limpeza. Essa doação dos jovens nos trouxe mais de uma tonelada de alimentos e muitos produtos de limpeza”, contou Irmã Benedita.
Com mais de 70 anos de serviços prestados à população de Natal, a Casa da Criança ameaçou suspender suas atividades diversas vezes por falta de recursos. A entidade filantrópica funcionou inicialmente como creche e orfanato no Bairro de Morro Branco, recebendo, alimentando e educando crianças pobres, sendo algumas de famílias carentes das redondezas, acolhidas para que os pais pudessem trabalhar.
Sustentando-se através de doações ao longo de suas atividades, a instituição vem atendendo não somente às necessidades das crianças que ali estudam, mas também aos familiares, mantendo suas portas sempre abertas à comunidade do seu entorno e de toda Natal.
A Casa da Criança construiu bases sólidas em sua dedicação à educação infantil e na assistência aos moradores do bairro de Morro Branco, o que levou suas atividades a serem consideradas como complementares ao trabalho do Estado e do Município, ocasião em que passou a integrar as entidades favorecidas pelo recebimento de verbas federais e municipais.
Uma dessas verbas é o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), captado pelo Governo Federal, que repassa recursos aos Estados e Municípios para manutenção e desenvolvimento da educação básica pública. A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), através do PPET (Programa Pré-Escola para Todos), também distribui recursos para escolas de regiões da cidade onde não há vagas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).
Diante da grande demanda de alunos, escolas filantrópicas passaram a complementar tais atividades, recebendo benefícios do Programa. A Casa da Criança era uma das quatro escolas escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação para assumir tal responsabilidade, mas sem a renovação do convênio não pode receber os benefícios.
O prédio onde funciona a escola foi cedido pelo Governo do Estado, parceria que também garante os custeios de água, energia e telefone. “O dinheiro que conseguimos juntar está sendo dividido por todos os funcionários e professores, que por meses estiveram com os salários atrasados. A situação é muito preocupante e só podemos contar com os recursos que chegam das doações, por isso nosso futuro é sempre incerto”, declarou a Irmã.
A escola recebe doações através do Banco do Brasil (Conta Corrente: 03000185-5 | Agência: 3242) e do Bradesco (Conta Corrente: 17.855-1 | Agência: 0321-2).

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário