domingo, 22 de março de 2015

Sebrae-RN e Prefeitura se unem para profissionalizar o novo Mercado das Rocas

Mercado-Modelo-das-Rocas---Obras--WR--(2)
Carolina Souza
Com investimento de R$ 3,7 milhões, o Mercado Modelo das Rocas, que teve obras iniciadas na primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, deverá ser inaugurado no segundo semestre deste ano. Além da infraestrutura de excelência, a Prefeitura de Natal quer que o mercado seja reconhecido pela qualidade dos produtos que serão comercializados. Para isso, os comerciantes cadastrados precisarão passar por capacitação e qualificação profissional.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, todos os comerciantes dos cerca de 80 boxes existentes deverão passar por palestras, oficinas e minicursos que serão ministrados em parceria com o Sebrae e com a Covisa, para aqueles que forem comercializar alimentos.
“Nós queremos fazer do Mercado das Rocas mais um ponto turístico de Natal, a exemplo do que hoje acontece com o Mercado Público de São Paulo. Vamos reunir o melhor do artesanato e gastronomia potiguar, dando destaque à qualidade dos produtos da nossa região”, explicou.
A parceria entre o município e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas estabeleceu a formalização, treinamento e profissionalização como princípios básicos a serem adotados pelos comerciantes. Eles irão adquirir conhecimentos sobre plano de negócios, atendimento ao cliente, motivação e até marketing pessoal. Além disso, também passarão por consultorias de boas práticas de manipulação e distribuição dos produtos. O Sebrae subsidiará 90% dos custos para os comerciantes.
Aqueles que forem trabalhar com a comercialização de alimentos também precisarão ser capacitados pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância Sanitária em Natal). “Essa qualificação será toda custeada pela Prefeitura de Natal. Isso reforça nossa intenção de que os produtos sejam comercializados com a maior qualidade possível, nesse caso, especificamente, os alimentos. Queremos garantir que os alimentos serão produzidos e manipulados com 100% de higiene”, destacou Raniere Barbosa.
“A Prefeitura está fazendo grandes investimentos no Mercado Modelo das Rocas e esperamos ter o reconhecimento dos permissionários, da população e dos turistas. Queremos ser a referência dos restaurantes e dos chefes de cozinha para a compra de frutas, verduras, carnes e pescados”, enfatizou o secretário da Semsur.
Raniere Barbosa ainda informou a O JORNAL DE HOJE que os permissionários, através de um convênio da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, terão acesso a linhas de crédito para investir na estruturação de seus boxes.
“Sabemos que não são todos os comerciantes que têm dinheiro disponível para investir na estrutura com qualidade. Por isso, também estamos viabilizando a liberação dessa linha de crédito junto à Caixa”, disse.
Depois que for inaugurado, todo o custeio para manutenção do Mercado das Rocas, durante um ano, será bancado pela Prefeitura. Isso incluirá gastos com pessoal de serviços gerais, segurança e contas de água e energia. Passado um ano de funcionamento, será estabelecido uma mensalidade para manutenção, a ser paga por cada comerciante.
“Todas as normas e regras administrativas do Mercado Modelo das Rocas serão publicadas no Diário Oficial do Município, através de portaria ou decreto, de modo que os próximos gestores do município possam manter a regularidade do modelo do mercado público que está sendo criado nesta gestão. Queremos garantir que a qualidade do Mercado das Rocas seja mantida pelos próximos gestores”, afirmou Raniere.

Fonte: Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário