quarta-feira, 18 de março de 2015

Oportunidade: Canadá abre suas portas para imigrantes brasileiros

ytkytyt
Trabalhar, estudar e viver em outra cultura – outro país – é o sonho de muitos brasileiros. As dificuldades que envolvem uma mudança radical e a aquisição de vistos para a permanência nestas nações, entretanto, fazem com que muitos desistam da ideia. O que muita gente não sabe é que há países que, ao contrário dos Estados Unidos e da Europa, por exemplo, estão abrindo diversas oportunidades para estrangeiros. O Canadá é um deles, segundo o advogado Eduardo Gurgel.
O país localizado na América do Norte tem, ao mesmo tempo, uma população pequena, baixa taxa de natalidade e um dos maiores territórios do mundo. “O país precisa de imigrantes, profissionais qualificados. Eles têm uma população de 33 milhões de pessoas – isso é menos que a população do Estado de São Paulo – e a taxa de natalidade também é muito pequena”, afirma o advogado. “O Brasil é um dos locais onde eles têm buscado os profissionais. O brasileiro é conhecido por se adaptar bem e ter uma boa índole. Tem um histórico de que dá certo”, acrescenta.
Ainda de acordo com Gurgel, o país está aberto a vários tipos de imigrantes, mas existem classes que são prioritárias. A primeira delas é de universitários, que pretendem se profissionalizar lá. “Eles priorizam principalmente quem se forma lá, pois o governo já conhece a o nível de formação dos profissionais”, coloca. Eduardo ainda avalia que os cursos no Canadá são mais baratos que os oferecidos nas universidades privadas do Brasil.
Outro grupo que tem grandes chances no Canadá, de acordo com o advogado, é o de profissionais formados, principalmente nas áreas de Economia, Contabilidade, Engenharia e Administração. Investidores também são bem vindos. “Se a pessoa quiser abrir um negócio, procurar um sócio, também tem uma oportunidade muito boa”, colocou.
Para conseguir a cidadania canadense, no entanto, é preciso ter proficiência na língua inglesa ou francesa, visto que há províncias inglesas e francesas no país. Ainda é necessário se submeter a um processo administrativo para a obtenção do visto de permanência. “Precisa ser feito um plano estratégico de imigração, de acordo com cada pessoa e adequado a legislação canadense”, esclarece Eduardo Gurgel, que trabalha em associação a um escritório canadense especializado no tema. Ele afirma que muitos potiguares já têm procurado seu escritório para tirar dúvidas a respeito da imigração.
A cidadania pode ser recebida em cinco anos, após a conclusão do visto de permanência. Mesmo quem ainda não tem proficiência em uma das línguas faladas no Canadá também pode estudá-las já no pais, fazendo um curso. E é possível trabalhar ao mesmo tempo. Os investimentos para quem pretende seguir novos rumos na América do Norte variam em cada caso.
Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário