segunda-feira, 30 de março de 2015

Familiares precisam comprar medicamentos para pacientes do Ruy Pereira


Um dos dilemas para as pessoas que procuram atendimento em alguns hospitais públicos é a dificuldade para conseguir tratamento adequado. Em muitos casos, a falta de certos medicamentos obriga acompanhantes dos enfermos a comprarem os remédios. Familiares dos pacientes do Hospital Regional Doutor Ruy Pereira dos Santos, no bairro Petrópolis, vivem essa realidade.
Uma mulher, que pediu para não se identificada, cuja mãe está internada há dois meses, confirmou que adquiriu com recursos próprios vários medicamentos para que a mãe receba o devido tratamento. “A gente teve que comprar a medicação durante esses dois meses. Compramos Losartana, Difilipina e Amitriptilina para controlar a pressão arterial. Eles dizem que está faltando no postinho e que se a gente tiver como comprar, se tiver condições é melhor”, explicou a mulher.
Outra mulher, que está com o pai internado há mais de 20 dias, conta que também precisou comprar uma pomada e exibiu uma nota fiscal comprovando a aquisição. “Eles me pediram a pomada porque disseram que não tem, uma safgel. Disseram que não tem aqui e eu tinha que trazer. Aí comprei e trouxe”, denunciou.
Uma senhora de 69 anos que acompanha o marido internado há mais de 15 dias, informou que só não levou o medicamento porque está aguardando a manipulação do medicamento. “O médico disse que tinha e estava usando, mas pediu que comprasse para repor e substituir o estoque. Então eu mandei fazer e vou trazer amanhã, custou R$ 53”.
Nossa equipe conversou com o diretor administrativo do hospital, Graciliano Sena, mas ele não quis comentar o assunto e orientou a procurar a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde Pública (Sesap).
Em contato com a assessoria, foi informado que o secretário da Sesap, José Ricardo Lagreca, tem interesse em resolver o problema dos hospitais regionais e que alguns medicamentos estavam sendo liberados aos poucos.

 Fonte: No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário