sexta-feira, 21 de novembro de 2014

IBAMA DIVULGA NOTA SOBRE BARCO APREENDIDO COM 65 TONELADAS DE PEIXE EM NATAL






Cerca de 66 toneladas de atum foram apreendidas pelo Ibama em uma embarcação no Porto de Natal na última segunda-feira (17). Segundo o órgão, que só divulgou o fato nesta quinta (20), o navio foi monitorado desde que partiu do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, até desembarcar na capital potiguar. O problema segundo o Ibama, foi a maneira como o pescado foi capturado. "O navio carregava uma rede de pesca de cerco com 70 mil metros quadrados, equipamento que é proibido no Nordeste", explicou o órgão.

A operação, ainda segundo o Ibama, foi realizada em conjunto com os dois estados. Cláudia Zagaglia, chefe de fiscalização do órgão, o navio Mtanos Sei foi abordado assim que atracou em Natal, ainda na segunda-feira. "A embarcação tinha uma autorização provisória experimental emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para utilizar redes de cerco, mas esse equipamento só é permitido nos estados do Sul e Sudeste do país. Como o rastreamento indicou que ele pescou entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, a infração foi configurada", ressaltou.

A multa aplicada foi de um R$ 1 milhão, com prazo de 20 dias para que o responsável pela embarcação apresente defesa.

O Ibama explicou que a pesca com rede de cerco tem caráter predatório e é vista com restrição pelas autoridades ambientais em todo o mundo. "Consiste no lançamento a partir o navio-mãe de uma gigantesca rede, que é puxada por uma lancha veloz até circundar o cardume, detectado previamente por sonares. Ao completar o círculo, o cerco é fechado e o cardume não tem chances de escapar. O pescado, então, é içado para o navio-mãe. A rede do Mtanos Seif tem 700 metros de comprimento por 100 metros de altura".

O descarregamento do atum durou até a noite desta quarta-feira (19). O Ibama acrescentou que autorizou a venda do pescado, uma vez que se trata de algo perecível e a legislação eleitoral - em vigência até o dia 31 de dezembro - proíbe a doação.


Fonte: G1.RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário