quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CENTRO COMERCIAL DAS ROCAS GANHARÁ TRAILER DA PM COM POLICIAIS

OS MORADORES DO BAIRRO DAS ROCAS, AGRADECE A TODOS QUE SE ENVOLVERAM NA CAMPANHA PARA A CHEGADA DE TRAILER QUE DARÁ MAIS SEGURANÇA AOS COMERCIANTES E MORADORES.



Apesar de a insegurança ser um problema que atinge toda a Natal, algumas regiões da capital potiguar sofrem mais com esse problema. Esse é o caso do bairro das Rocas, zona Leste do município. Para amenizar esse problema, na próxima semana um trailer da Polícia Militar será instalado em uma praça que fica no centro comercial do bairro.
“Na verdade esse trailer nem foi uma iniciativa da polícia ou do Governo. Foi uma doação que a comunidade recebeu. Então fomos atrás das licenças para que esse trailer pudesse funcionar. Conseguimos essas licenças e nesse último mês foi realizada a pintura do trailer. O trailer tem ar condicionado e a própria população doou o bebedouro. Ele está pronto para ser utilizado”, afirmou Hebert Augusto, diretor da Associação Beneficente e Cultural a Voz das Rocas.
Segundo o coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do RN, dois PMs ficarão no trailer todos os dias, das 7h até as 22h. O posto será montado na praça Lion Club, que fica no centro comercial do bairro. “O reforço no policiamento na região já era algo que a população vinha pedindo há algum tempo. Os moradores do bairro fizeram a reforma do trailer e agora estamos assumindo. O trailer vai ficar em um local que tem grande fluxo de pessoas todos os dias, principalmente nas segundas, que é dia de feira. Os próprios feirantes já tinham reclamado da criminalidade. Depois das 22h, a viatura do bairro ficará fazendo o patrulhamento. É uma maneira de ficarmos mais próximos da comunidade”.
Para os moradores, o reforço policial vem em bom momento. “Os meus dois comércios já foram assaltados. Foram tantas vezes que eu sequer lembro a quantidade. A insegurança aqui está muito grande. Sabemos que não será apenas um trailer da PM que vai resolver o problema, mas com toda a certeza vai ajudar a diminuir a ação dos criminosos e trazer um pouco mais de tranquilidade para o bairro”, afirmou Telma Hatsue Moura, que é dona de uma padaria e um mercadinho no bairro.
Já José Carlos, dono de uma oficina no bairro, disse que espera que os policiais fiquem na região por tempo indeterminado. “Já aconteceu outras vezes de reforçarem o policiamento no bairro e depois os policiais saírem daqui. Com isso a criminalidade volta. Há muito tempo que o nosso bairro precisa de mais policiais”.
Questionado se outros trailers podem ser montados em outros bairros, coronel Araújo disse que sim e que eles já existem em outras regiões. “Nós temos 24 bases comunitárias espalhadas pela cidade. Em Morro Branco nós temos um trailer também, que a comunidade também reformou e nós fizemos esse reforço. Dentro dos nossos limites, vamos fazendo o que é possível para tentar atender aos anseios da população”.
Por fim, Araújo destacou que a PM tem conseguido aumentar a ostensividade no Estado e colocando policiais em locais que vinham apresentando mais crimes. “Recebemos viaturas nos últimos meses e outras que estavam quebradas também já estão nas ruas. Sabemos dos locais que têm maior incidência de crimes e deslocamos essas viaturas para esses locais, com isso conseguimos aumentar a ostensividade e diminuir alguns índices”.

Em dados divulgados nesta terça-feira (16), a Secretaria de Segurança do Estado (Sesed) revela que nos últimos 45 dias houve redução no número de homicídios registrados oficialmente no Rio Grande do Norte. No comparativo entre os meses de agosto e julho deste ano, houve redução de 26,4% entre eles (163 em julho contra 125 em agosto). E quando comparados os primeiros 15 dias de setembro com o mês anterior, percebe-se uma queda ainda mais acentuada: 41 registros até o momento.


Foto e matéria do Portal JH



Um comentário: