terça-feira, 19 de agosto de 2014

MUDANÇA DE ENDEREÇO DA FEIRINHA DAS ROCAS CAUSA TRANSTORNOS PARA COMERCIANTES E MOBILIDADE URBANA
























Foi com surpresa, que os comerciantes da feirinha instalada no bairro das Rocas na Zona Leste de Natal desde o início da reforma do mercado das Rocas a 6 anos atrás, tiveram conhecimento da mudança de endereço feito pela Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Natal (SEMSUR) na manhã dessa terça 19/08/2014, que antes ficava travessa São Pedro e foi relocada para a rua São Pedro ao lado do antigo mercado das Rocas, em frente a subestação de tratamento da CAERN.

Segundo informações dos comerciantes, ao chegarem para trabalhar na manhã de hoje, viram a mudança do endereço e alegaram não terem sidos informados, mas para eles foi até melhor, pois poderão trabalhar até nas segundas que antes tinham que ceder o local a outros feirantes, só que a forma que foi encontrada o local, é que causou revolta, pois o local estava tomado de lixo de resto de feira do dia anterior com muita mosca e outros insetos, fora a fedentina e para prejudicar ainda mais, vários banheiros químicos usados pelos feirantes e clientes da segunda da feira das Rocas estavam entre as bancas.

Visto o problema, este blogueiro, entrou em contato com o assessor Daniel Araújo do secretário da SEMSUR Ranieri Barbosa e falou que não sabia do problema, de imediato o secretário, mandou dois assessores para ir até o local e resolver o problema, que de fato foi resolvido. Os representantes da secretaria Jonas Mendes (diretor de feiras e mercado) e Andréia Paula (setor de  feiras) ao chegarem ao local, trataram de dar logo explicações aos comerciantes que o fato da mudança de endereço e que o antigo espaço, será usado para os veículos pesados colocarem a cobertura do mercado para finalizar a obra e que o novo espaço para eles seria o melhor local.

Quanto ao lixo encontrado no local, os representantes da SEMSUR entraram em contato com o setor de limpeza da URBANA, que mandou uma equipe ao local, e todo o lixo foi retirado, como também os banheiros químicos e um carro pipa se encarregou de lavar o local com água e detergente.

Andréa de Paula conversou com todos os feirantes, sobre o local novo que seria o melhor local no momento, pois eles poderiam trabalhar a semana toda, mas o problema do novo espaço ser em frete a estação de tratamento da CAERN basta um acordo para que a CAERN quando for fazer manutenção na subestação, que faça no período da tarde, já que a feirinha só funciona pela manhã.  Segundo ela, dois banheiros químicos ficarão no local para ser usados pelos comerciantes e clientes do local, até que às obras do mercado termine.  Jonas Mendes frisou para os mesmos que só quem ganhará um local no mercado modelo das Rocas, serão os antigos comerciantes do local, já listados pela Prefeitura de Natal.

A redação do blog Patrulha Rocas, conversou com o comerciante Renan de Lima que trabalha no local a cerca de 30 anos e disse que viu com bons olhos a mudança e espera que a reforma do mercado termine logo para que ele e os outros comerciantes tenham mais condições de trabalho.

Um dos problemas observado ainda era o problema da mobilidade urbana no local, já que as tendas fecharam toda a rua e com isso prejudicaria os comerciante do centro comercial das Rocas, tendo em vista que para contornar a praça Imã Vitória, os clientes teria que dar uma volta grande pela avenida Duque de Caxias e com isso diminuiriam as vendas no local, foi aí que Andreia Paula, viu que com a retirada do lixo, as tendas poderia ser afastadas mais para frente do mercado em reforma e o espaço aumentaria dando condições do transito fluir.


O blog Patrulha Rocas e os comerciantes da feirinha das Rocas, agradecem a atenção de todos da Prefeitura de Natal, através da SEMSUR  e Urbana, a atenção com todos do local para de forma democrática sanar o problema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário