segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CRECHE CEMEI AMOR DE MÃE NA RUA MIRAMAR NAS ROCAS É A GRANDE CAMPEÃ DE CONCURSO













Em cerimônias que acontecem entre hoje (21/08) e o dia 25 de agosto, as 19 escolas vencedoras da terceira edição do concurso Escola de Leitores do Instituto C&A recebem seus certificados por terem vencido a premiação.

 As solenidades marcam o início do apoio do Instituto C&A aos projetos de leitura selecionados nas escolas e se darão nas três cidades em que se realizou o concurso: Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

 O concurso Escola de Leitores é uma ação do programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Seu objetivo é mobilizar as comunidades escolares para implementação e aprimoramento de projetos e políticas de formação de leitores de literatura em redes municipais de ensino. Neste ano, o Instituto C&A realizou a terceira edição do concurso, selecionando projetos de promoção da leitura literária em escolas que serão apoiados por 18 meses. O concurso é realizado em parceria com as secretarias de Educação das cidades participantes e destina-se a escolas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em cada município participante, o concurso conta com o trabalho de uma organização que atuará na formação e no acompanhamento técnico das escolas selecionadas. As organizações formadoras são o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em Natal; a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), no Rio de Janeiro; e o Centro de Estudos A Cor da Letra, em São Paulo. 

Os eventos de premiação terão a participação de professores e diretores das escolas destacadas pelo concurso, representantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes, dirigentes do Instituto C&A e das organizações sociais formadoras.
A primeira certificação acontece hoje, no Rio de Janeiro, no gabinete de Helena Bomeny, secretária municipal de Educação da capital fluminense. Em São Paulo, a certificação está marcada para amanhã (22/8), às 14h30. O evento será realizado durante a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 22 e 31 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

A premiação será no estande que a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo montou na feira e incluirá a leitura de uma poesia pela aluna Kaiane Gomes dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sussumo Hirata, situada no bairro de Santo Amaro. EM NATAL, a premiação acontece no dia 25 de agosto, às 8h25, durante o 8º Seminário Potiguar Prazer em Ler. O seminário acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Centro de Convenções do Praiamar Natal Hotel, na capital potiguar.

 As unidades educacionais vencedoras do concurso Escola de Leitores receberão R$ 15 mil cada uma para desenvolvimento do projeto de leitura; viagem à Colômbia para dois representantes da equipe do projeto, de modo que participem de um intercâmbio de experiências de promoção da leitura; formação e acompanhamento técnico no período de setembro de 2014 a novembro de 2015; e apoio à apresentação e divulgação do projeto em congressos, seminários e similares no Brasil. Conforme estabelecia o edital do concurso, o Instituto C&A elegeu sete projetos de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo e cinco projetos de Natal, onde a rede municipal é menor. Ao todo 207 escolas se inscreveram para concorrer ao prêmio. O processo seletivo do concurso foi conduzido por uma comissão técnica composta por especialistas e teve três etapas: triagem inicial, avaliação técnica e visitas técnicas. As edições anteriores do concurso Escola de Leitores aconteceram em 2009 e 2011 e envolveram escolas das cidades de Natal/Parnamirim (RN), Paraty (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro e São Paulo.
 O programa Prazer em Ler foi criado pelo Instituto C&A em 2006. Seu objetivo é contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas. Saiba quais são as escolas vencedoras da terceira edição do Escola de Leitores: Natal * Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe * Escola Municipal Ferreira Itajubá * Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório * Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno * Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão Rio de Janeiro * Escola Municipal de Ensino Fundamental Abelardo Chacrinha Barbosa * Escola Municipal de Ensino Fundamental Camilo Castelo Branco * Escola Municipal de Ensino Fundamental Conde de Agrolongo * Escola Municipal de Ensino Fundamental França * Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sertório Portinho * Escola Municipal de Ensino Fundamental Juan Antonio Samaranch * Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Therezinha de Carvalho Machado São Paulo * Centro de Educação Infantil Yojiro Takaoka * Centro Educacional Unificado Vila Rubi Jornalista Alexandre Kadunc * Escola Municipal de Ensino Fundamental Fazenda da Juta * Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Célia Regina Andery Braga * Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Olinda Menezes Serra Vidal * Escola Municipal de Ensino Fundamental Vargem Grande II * Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Maria Rossi RSS Acompanhe nossas notícias em RSS Blog 21/08/2014 Rodada de visitas à lojas e/ou praças 05/08/2014 23 anos passam brincando! 25/07/2014 Sua unidade já tem um Mural? Jornalistas Cadastre-se aqui Mais Buscadas casa telefone bazar educação liliane área estudo paralapraca atividades cirandar voluntariado dos polo voluntario fotos teste cadastro escola ler Pelotas eca concurso edital login portal leitores prazer voluntários instituto relatório leitura programa projeto vídeo.

Texto e fotos escrito pela educadora do CEMEI Amor de Mãe: VALDECLÉCIA VITORINO DA SILVA BEZERRA Resido no Bairro da Rocas com muito orgulho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário