segunda-feira, 21 de julho de 2014

ONDE FOI PARAR O MATERIAL HISTÓRICO DA FORTALEZA DOS REIS MAGOS EM NATAL?

         


A administração do Iphan para a Fortaleza dos Reis Magos não cansa de decepcionar. Soube que a principal operadora de turismo do Estado, a CVC, cancelou qualquer visita ao talvez principal ponto turístico da capital. E hoje recebo denúncia de que o material de cunho histórico antes exposto nas dependências da Fortaleza, quando da gerência estadual, simplesmente sumiu. Essa denúncia, inclusive, foi remetida ao prefeito de Natal, Cadu Alves, cobrando solução.
O material é composto por peças da época: armas, móveis, vestimentas, quadros e referências aos índios, ao marco de Touros, ao domínio holandês, etc. Segundo a denúncia, o guia turístico da Fortaleza informou que o Iphan desconhece o paradeiro desse material. E aí vem a divergência de informações.

Segundo titia Isaura, o material realmente sumiu, mas só da Fortaleza e por rejeição do próprio Iphan. Foi oferecido e o Iphan não quis! Resultado: a capitã da nau cultural do Estado arrumou melhor proveito para o acervo. Montou uma mega exposição intitulada História da Cidade do Natal, que estará aberta à visitação a partir desta quarta-feira (23), nontada, em parte, com esse material “sumido” da Fortaleza. 





Essa exposição vai além do material antes exposto na Fortaleza, agora incrementado com referências do folclore, da presença do negro, das figuras de André de Albuquerque e de Frei Miguelinho, da Natal comunista por três dias, também a Natal capital mundial da aviação no período da Segunda Grande Guerra, a Natal do futuro, etc. E tudo “narrado” por textos de Cascudo, fazendo um link com nossa matriz Indio/Europeu/Negro, ou seja: também material sobre Caboclinhos, sobre a Nau Catarineta, Fandango, e também a Dança do Espontão.


Fonte:  substantivoplural.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário