terça-feira, 17 de junho de 2014

AMERICANOS VISITAM A RAMPA NAS ROCAS E PROMESA PARA O TERMINO DA REFORMA É PARA O FIM DO ANO

   Foto: Alex Regis/ TN Online
Embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, e da cônsul-geral, Usha Pitts, visitam canteiro de obras do Museu da Rampa
  A EMBAIXADORA AMERICANA E A GOVERNADORA ROSALBA SIARLINE

Com um “agora vai!”, Gina Robinson, que há três meses assumiu a Secretaria Estadual de Turismo, acredita que chegou a hora de Natal tirar algum proveito de seu passado histórico. Importante ponto estratégico para a expansão da aviação civil e o êxito das tropas Aliadas durante a 2ª Guerra Mundial na primeira metade do século 20, a capital do RN recebeu na manhã desta segunda-feira a visita da embaixadora dos Estados Unidos Liliana Ayalde e da cônsul geral Usha Pitts. A secretária de Turismo acompanhou ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a comitiva norte-americana em visita ao canteiro de obras do Museu da Rampa nas Rocas.

As obras para restauração da antiga rampa da empresa aérea PanAir (subsidiária da PanAm no Brasil) e construção do Memorial do Aviador às margens do rio Potengi foram iniciadas em julho de 2013; a previsão era para o complexo ter sido inaugurado em maio passado. Porém, devido ajustes e adequações no projeto, os trabalhos estão em ritmo lento desde abril e o novo prazo de conclusão ficou para dezembro. “Vamos trabalhar para aprontar tudo até o final do ano, buscaremos parcerias para garantir a manutenção do museu”, disse a governadora Rosalba Ciarlini. 

A titular da pasta de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, responsável pelas obras do museu, informou que foram necessários fazer ajustes e adequações no projeto executivo. “As fundações do pier precisaram de ajustes e encontramos água antes da profundidade prevista no terreno onde está sendo construído o Memorial. Detalhes como esses vão aparecendo na medida que os trabalhos avançam. Cada alteração dessa precisa ser feita pela empresa que elaborou o projeto e analisada pelo Ministério do Turismo, temos que seguir os trâmites burocráticos”, explicou. Os investimentos no museu somam R$ 8,7 milhões, com 10% de contrapartida do Governo do RN.

“Não vejo a hora desse museu ficar pronto para trabalharmos forte o RN como destino turístico nos EUA”, disse Gina Robinson, da Setur. Ela acredita que “o histórico de Natal é propício para atrair visitantes”, e que esse jogo dos EUA em Natal “ajudou muito”.


O grupo de estrangeiros reviveu momentos históricos ao posar para fotos em um jipe militar antigo, circulou pelas obras do futuro museu e aproveitou o ensejo para visitar a exposição “E Natal ganhou a Guerra”, em cartaz na Pinacoteca do Estado, onde estão expostos documentos, fotografias, uniformes, objetos, entre outros vestígios do período do conflito.

Fonte: TN Online




Nenhum comentário:

Postar um comentário