domingo, 11 de março de 2012

GAROTAS DE PROGRAMA SÃO ASSEDIADAS A IREM TRABALHA NO EXTERIOR

                                          

Eles param o carro, descem e oferecem um milhão de vantagens pra gente ir". A declaração é de Ana Beatriz (nome fictício), garota de programa de 19 anos que trabalha na Praia do Meio, Zona Leste de Natal. Ela refere-se à abordagem dos cafetões agenciadores de mulheres para o exterior. Conforme mostrou a reportagem do Diário de Natal na edição do último sábado, muitas delas são levadas para países estrangeiros e tornam-se reféns no mundo do tráfico internacional feminino.
 Ana Beatriz contou que já foi abordada pelo menos duas vezes por aliciadores. "Eles contam como será a viagem ao exterior, o tempo de contrato, que geralmente é de três meses, e o quanto a gente vai ganhar".

Segundo a jovem, cada programa fora do país, geralmente nas boates, pode render cerca de R$ 500, sendo R$ 200 para a garota e o restante para o agenciador. Pelo menos é o que garante o "cafetão". "Mas eu nunca caí nessa, sei que é barca furada", garante, justificando que conhece "algumas colegas e até travestis" que tornaram-se prisioneiros em países distantes, principalmente na Europa. "Uma menina que trabalhava aqui comigo acabou se envolvendo com um gringo que encheu ela de presentes, e, quando ela viajou e foi morar com ele, teve que devolver em dinheiro tudo que tinha ganhado".

O relato mostra que o problema da "escravidão" envolvendo brasileiras pode não se restringir à ação dos agenciadores e grupos organizados, mas de pessoas "comuns", estrangeiros que veem ao Brasil com o único intuito de buscar mulheres. "E eles são violentos e muito exigentes", descreve a jovem.

Quando foi informada pela reportagem da prisão de um potiguar e um empresário italiano pela Polícia Federal na semana passada, Ana afirmou ter uma amiga que foi vítima de um grupo como esse. "Ela foi pensando que era uma coisa e era outra; só conseguiu sair de lá porque conheceu uma menina que ofereceu ajuda e facilitou a vinda de volta pra Natal", relata. "Mas hoje ela está presa, pois acabou se envolvendo com o tráfico de drogas aqui", lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário