terça-feira, 29 de novembro de 2011

IBAMA E POLÍCIA FEDERAL FAZEM OPERAÇÃO NO CANTO DE MANGUE E MERCADO DO PEIXE NAS ROCAS



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e a Polícia Federal deflagraram uma operação, na manhã desta terça-feira (29), para combater a venda irregular de lagosta no Canto do Mangue, nas Rocas, zona Oeste de Natal. De acordo com o Ibama, três estabelecimentos foram autuados.

O analista ambiental e assessor de imprensa do órgão, Airton De Grande, explicou que a operação foi de fiscalização e visou o período de defeso que se aproxima. “Dos três estabelecimentos autuados, dois funcionam dentro do Mercado e um fora. Eles foram flagrados comercializando lagosta abaixo do tamanho permitido ou em formato não permitido, como filé”, informou.

De acordo com o Ibama, o tamanho mínimo para a calda da lagosta vermelha, por exemplo, é de três centímetros. Já a lagosta cabo verde tem que ter calda com tamanho mínimo de 11 centímetros. “A partir dessas medidas é que elas são consideradas adultas. Menos que disso, a lagosta é enquadrada na categoria juvenil, ou seja, ainda não reproduziu e, por isso, não pode ser comercializada”, disse Airton De Grande.

Ainda segundo o analista ambiental, as multas para os comerciantes que foram flagrados vendendo lagosta irregular serão em torno de R$ 5 mil. “Nós fazemos fiscalização constantemente, mas essa operação visou o período de defeso, que entra em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, e segue até o dia 31 de maio”.

Airton De Grande destacou que nesse período é proibido a pesca e o estabelecimento que quiser comercializar lagosta terá que apresentar uma declaração de estoque. O formulário para isso pode ser baixado na página do Ibama na internet e apresentação com as informações de quantidade de estoque devem será apresentadas até o dia 7 de dezembro.

A operação realizada nesta terça-feira contou com apoio da Polícia Federal, que destacou duas equipes até o Canto do Mangue. Acompanhados dos funcionários do Ibama, eles vistoriaram um por um dos estabelecimentos comerciais do local.

FONTE: PORTAL BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário