sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TORCIDAS ORGANIZADAS DAS ROCAS E NATAL

    Alguns se identificam com uma folhinha de maconha, outros preferem uma espada empunhalada por um monstro e há aqueles que usam as iniciais do grupo, dos líderes ou simplesmente caricaturas com a assinatura. É assim que as facções de torcidas organizadas se identificam nos muros e fachadas de equipamentos públicos e particulares, expandindo seu "domínio" na área urbana de Natal. As escolas são os principais alvos e os prédios públicos situados no entorno dos estabelecimentos escolares têm sido excelente presa. A cidade de Natal, em todas suas regiões, está tomada por pichação dessas gangues, numa prática que a cada dia ganha novos adeptos. O Ministério Público, juntamente com a Ronda Escolar e o Programa de Combate às Drogas (Proerd) tem acompanhado a atuação desses grupos e procura trabalhar com a conscientização nas escolas e com as famílias. O tamanho do problema das gangues pode ser medido por um dado alarmante calculado por uma fonte que falou à reportagem. Segunda essa fonte, pelo menos metade das das escolas estaduais já têm torcidas organizadas.

     Os alunos integrantes dos grupos de torcidas organizadas são os principais responsáveis pelas pichações, mas há ainda pichações de skatistas e adeptos do punk e do grafite. Os banheiros, corredores e fachadas das escolas são os murais preferidos. A rivalidade entre as gangues, a demarcação estabelecendo o "domínio da área" ou simplesmente o prazer de pichar são explicações para a prática que envolve principalmente jovens e adolescentes entre 15 e 17 anos. Em um simples percurso que se faz no centro da cidade, no entorno das escolas estaduais Winston Churchill e Professor Ulisses de Góis e Atheneu é fácil identificar o predomínio das marcas TGA (Torcida Gang Alvinegra) e TMV (Torcida Máfia Vermelha), além das facções TOA (Torcida Organziada do Atheneu) e Jovem Churchill.

    Mas, dentre muitas marcas há outras que se destacam com a caricatura de um rosto com uma seta que está em praticamente toda cidade, sendo quena Zona Norte ela não está acrescida da assinatura ZN, o que leva a crer que esse grupo ou cidadão reside nesta região. Entre as marcas, ainda destacam-se o 8º CMD (Comando das Rocas), 21º CPN (Comando Ponta Negra ), PC (Paço da Pátria) e Comando do Centro, que junta três grandes grupos aliados: o 8º Comando Rocas, Comando Paço da Pátria e o Comando Golandim. Esses grupos normalmente se reúnem em frente à agência do Banco do Brasil da Cidade Alta para de lá sair fazendo arruaças e pichando prédios.

   Boka

    Outra marca muito presente é Boka que, segundo informações de um ex-integrante de uma torcida organizada de Natal, é feita em homenagem a um componente de um dos grupos que morrera em um conflito por causa de drogas.

     Expressão é forma de desafiar inimigos

      Segundo o entrevistado, a maior parte das pichações significa demarcação de área, quer dizer que se a marca está naquela região a outra gangue não deve invadir o setor. A briga entre as gangues são retratadas nas pichações. Eles procuram sempre colocar a marca no campo rival pois significa tentativa de dominação. "Quando eles querem provocar é só colocar um X sobre a marca e daí começam os conflitos porque não querem perder o predomínio sobre a influência nos jovens e, inclusive, no consumo e venda de drogas".

     Na Cidade Alta em direção a Santos Reis poucos são os prédios públicos que escapam da ânsia dos pichadores: o prédio do Procon, a lateral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o SESC, a Junta Comercial, a Datanorte, o prédio do antigo Jornal República, o Solar Bela Vista, dentre muitos outros. Nesse percurso, os muros de praticamente todas as escolas estaduais e municipais são pichados, como é o exemplo da Escola Municipal Santos Reis, que tão logo foi construída e pintada recebeu o "batismo" dos pichadores ligados às gangues.

      Nas vésperas do chamado Clássico-Rei (entre ABC e América) cresce a euforia dos pichadores. Há gente da Gang Alvinegra e da Máfia Vermelha que passa a noite pichando geralmente com frascos de spray utilizado em pintura automotiva que custam em torno de R$ 9,00. Eles não podem ver um muro ou uma fachada em branco. "Quanto mais alta for a fachada melhor, pois a marca de sua gang no alto representa poder e coragem", disse o entrevistado.


FONTE: DN ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário