quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MORADOR DAS ROCAS E INTEGRANTE DA BANDA AXÉ OBÁ É ASSASINADO NA ZONA NORTE




A vítima tocando percução e cantando no carnarrocas 2008

Valdo no carnarocas


                                       ARQUIVO:13/10/2010


         Olhar para a mu­lher do pró­xi­mo foi o bas­tan­te para tirar a vida de Eri­val­do Jef­fer­son de Me­dei­ros, de 31 anos. O ho­mi­cí­dio ocor­reu nesta terça-feira (12) no bair­ro do Gra­mo­ré. Wal­la­ce Alves da Silva, 19, é o prin­ci­pal acu­sa­do do crime e já está preso na De­le­ga­cia de Plan­tão da Zona Norte. O mú­si­co, que era li­ga­do ao pro­je­to na­ta­len­se Axé Obá, foi vi­ti­ma­do com três tiros, os quais atra­ves­sa­ram o braço e atin­gi­ram o peito. Ele ainda foi con­du­zi­do para o Hos­pi­tal Santa Ca­ta­ri­na, mas não re­sis­tiu os fe­ri­men­tos.

Se­gun­do in­for­ma­ções da Po­lí­cia Mi­li­tar, Eri­val­do pas­sa­va pela rua acom­pa­nha­do de um amigo, quan­do cru­za­ram com Wal­la­ce, que es­ta­va se des­pe­din­do da es­po­sa, na fren­te de casa. Após uma dis­cus­são mo­ti­va­da por ciú­mes de Wal­la­ce, ambos se­gui­ram des­ti­nos di­fe­ren­tes.

Pouco tempo de­pois na rua Jar­di­nó­po­lis no Gra­mo­ré, três ho­mens se apro­xi­ma­ram e dis­pa­ra­ram vá­rias vezes con­tra Eri­val­do e seu amigo. Três tiros acer­ta­ram o braço es­quer­do da ví­ti­ma, sendo que um deles trans­fi­xou o pul­mão e o co­ra­ção. Ele foi so­cor­ri­do pelo Ser­vi­ço de Aten­di­men­to Mé­di­co de Ur­gên­cia (Samu) e le­va­do para o Hos­pi­tal Santa Ca­ta­ri­na, onde não agüen­tou e mor­reu.

Desde 96 no pro­je­to

De acor­do com Al­tair Gama, res­pon­sá­vel pelo pro­je­to e pela banda Axé Obá, Eri­val­do es­ta­va en­vol­vi­do com o grupo desde o ano de 1996, quan­do co­me­çou a dar aulas de per­cus­são no bair­ro das Rocas. "Como ele sem­pre se des­ta­ca­va, foi logo cha­ma­do para in­te­grar a banda e se apre­sen­tar em vá­rios pon­tos do Bra­sil", disse Al­tair.

Ainda se­gun­do o res­pon­sá­vel pela banda, Eri­val­do sem­pre teve uma na­tu­re­za muito pa­cí­fi­ca e a no­tí­cia da sua morte foi re­ce­bi­da com gran­de tris­te­za. "Era uma pes­soa que tinha uma auto-estima muito forte e cha­ma­va aten­ção pela na­tu­re­za en­ga­ja­da e pelo es­pí­ri­to ar­ti­cu­la­dor. Fi­quei sur­pre­so quan­do me con­ta­ram o que havia ocor­ri­do", afir­mou.

O grupo cul­tu­ral e banda Axé Oba foi fun­da­do no ano de 1992 a par­tir da ex­tin­ção da Es­co­la de Samba Ca­pri­cho­sos do Areal, do bair­ro das Rocas na Zona Leste de Natal. Dois foram os idea­li­za­do­res desse pro­je­to Ido­mi­ro de Oli­vei­ra - Pre­si­den­te e Mes­tre de Ba­te­ria do Grê­mio Re­crea­ti­vo Es­co­la de Samba Ca­pri­cho­sos do Areal - e Gil­de­nis, in­te­gran­te do Pro­je­to Olo­dum de Sal­va­dor/BA. O som dos tam­bo­res é ca­rac­te­rís­ti­ca mar­can­te e pre­sen­ça ga­ran­ti­da nas apre­sen­ta­ções do grupo.
 

Valdo tocando no axé obá
FONTE CORREIO DA TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário